Após demitir uma safra de estrelas do primeiro escalão e cortes em vários departamentos, a Globo equilibrou suas contas de 2020 e fechou o balanço anual no azul. O lucro da Globo Comunicação e Participações foi de R$ 167,8 milhões no ano passado. Em 2019, o conglomerado captou R$ 752, 5 milhões.
Segundo informações publicadas nesta sexta-feira, 26/03, O Grupo Globo viu sua receita líquida encolher em 11%, de 14.1 bilhões em 2019 para 12.5 bilhões no ano passado. No quesito gastos, a emissora economizou 1.1 bilhão, indo de 10.6 bilhões de 2019 para 9.49 bilhões em 2020.
O mercado publicitário que representa 60% do grupo midiático da família Marinho, movimentou R$ 14.21 bilhões em 2020 no país, 19% a menos que o ano anterior quando R$ 17.54 bilhões foram voltados para a propaganda. Na TV Aberta, a Globo detém a maior fatia e recebe R$ 7.37 bilhões que representa 51.9% das verbas. Embora tenha encolhido sua média geral em 17%, o seu faturamento permanece intacta.
Com a pandemia do novo Coronavírus, a COVID-19, a emissora carioca teve que abrir mão do Campeonato Carioca, Copa Libertadores, Mundial de Clubes, Fórmula 1, Copa Sul Americana e assegurou apenas a Taça Rio, Taça Guanabara e o Brasileirão que representa metade do seu faturamento. Em meio a crise, a Globoplay obteve um crescimento de assinantes 80% e representar 112% em seu faturamento. A emissora não se saiu mal no balanço do ano passado, mas teve que desfazer de seus luxos.