As emissora como a RecordTV, SBT e RedeTV! têm passado por dificuldades bem pontuais: Convidar ex-estrelas globais para suas produções e programas, porém, estes mesmos vem fugindo de propostas vindo delas.
Segundo o jornalista Sandro Nascimento, NaTelinha, os famosos omitem informações dizendo aos produtores que permanecem contratados, o que não é verdade. Além disso, os agentes têm orientado a não aceitarem convites de nenhuma emissora concorrente, afim de não perderem o status de global em busca da valorização da imagem no mercado.
Em reportagem ao NaTelinha, uma produtora não identificada se mostrou frustada e contou que a demissão em massa da emissora líder poderia ser benéfica para reforçar o elenco de seus talks shows, o que não vem acontecendo.
Após iniciar a reestruturação em busca da unificação de todas as empresas do Grupo Globo, a emissora carioca têm dispensado atores, profissionais de demais departamentos e optou adotar contrato por obras, com o objetivo de reduzir despesas, deixando-os livre para o mercado televisivo.