Maria Amália (Vanessa Gerbelli) é uma portuguesa misteriosa. Era jardineira do Palácio de Queluz e chegou ao Brasil sem memória. Passou muitos anos internada em um convento, onde fez amizade com Cecília (Isabella Dragão), mas quando a jovem voltou para a casa do pai Sebastião (Roberto Cordovani), Amália voltou a se sentir mais só.
Diante disso, nos últimos capítulos, Cecília conseguiu a ajuda do Dr. Peter (Caco Ciocler) para acompanhar o caso da amiga de perto. Amália agora pode contar com o médico, após os episódios de surto e dificuldade para lembrar do passado. E seu apoio foi fundamental, pois, com medo de ser levada de volta para Portugal, ela coloca fogo em seu quarto e foge do convento, mas o médico lhe concede abrigo em sua casa e se compromete cada vez mais com o caso da paciente.
Nos próximos capítulos da novela, o médico a presenteia com um vestido novo e fica encantado com a imagem a sua frente, mas ele ainda se preocupa com a atração que sente por conta da relação médico-paciente. E se não bastasse isso, Dr. Peter ainda precisa ficar atento à madre, que ronda pela cidade, e pode levar sua paciente de volta para o convento, prejudicando a evolução do tratamento.