Em meio a crise política do atual governo, capitaneado por Jair Bolsonaro (Sem partido), a Globo tem destacado em seus telejornais, fatos recentes e tem ignorado o PT e Ciro Gomes. Os ex-presidentes Lula (PT), Dilma (PT), Temer (MDB) e os ex-candidatos presidenciais Fernando Haddad (PT) e Ciro Gomes (PDT), não foram ouvidos pela emissora carioca.
Revoltados com a situação, o partido político da esquerda se manifestou em rede social. Na manhã deste domingo, 26/04, O administrador do perfil argumentou que a Globo ignora o PT:
A Rede Globo boicota o Partido dos Trabalhadores já não é de hoje. Desde sua fundação o PT é preterido pela emissora, que não dá a devida representatividade à maior bancada do Brasil.
Nas suas últimas 5 coberturas a Globo ouviu três vezes FHC e uma vez Sarney. @Lula foi ignorado, mesmo tendo muito mais apoio popular do que os dois anteriores multiplicados. Na câmara não é diferente. A emissora ignora o maior partido do Brasil e dá espaço a pessoas que sequer são oposição, como é o caso quando ouve deputados do MDB, na hora de fazer contraponto ao governo.
Para além de ser uma concessão pública – e, portanto, ter de respeitar o interesse público em suas coberturas – a regra do bom jornalismo diz que todas as partes devem ser ouvidas. Você se lembra quem era o porta voz da oposição ao governo Dilma no Congresso? Sim, ele mesmo: Aécio Neves, que perdeu as eleições de 2014 e nunca aceitou o resultado.
Por todo mundo, a principal voz de oposição ouvida é a do partido que ficou em segundo, ou do segundo maior partido. Aqui a Globo escolhe quem ouve política e economicamente, dando ares de imparcialidade, mas calando a voz de 45% dos brasileiros que votaram no PT em 2018. Em um momento dramático da vida do país, por conta de uma pandemia terrível, era de se esperar que a imprensa desse voz a todos que tem propostas para reduzir os danos causados pela crise.
Sobre a crise política a censura também é grave: A globo se recusa a ouvir o PT, porque sabe que o PT não compactua com a tese de que Moro é herói ou algo do tipo. Ele é um dos grandes responsáveis pela vitória da candidatura da fakenews e do ódio, como prêmio ganhou o ministério. Desde a Vaza Jato a informação que Moro agia fora da lei sempre, inclusive pra prender Lula, era uma informação pública. Agora, pelos novos diálogos, fica ainda mais evidente a relação criminosa entre Moro e Bolsonaro.
É uma vergonha a censura praticada pelo grupo Globo. O povo brasileiro tem o direito de ouvir todas as opiniões sobre os grandes temas da nação.
Guerra antiga
Não é de hoje que a Globo e o Partido dos Trabalhadores não se bicam.
A guerra entre o Lula e a Globo iniciou no final da década de 70, quando foi noticiado sua prisão, durante o novo movimento sindicalista entre os metalúrgicos, no ABC Paulista.
O que amargou a relação do político do Partido dos Trabalhadores (PT) com a emissora carioca, foi a edição tendenciosa do Debate Presidencial de 1989 – Um grande marco da história política e televisiva.
Lula foi solto nesta sexta-feira, dia 08/11/19, um dia após o STF ter derrubado a prisão de condenados após a segunda instância. A decisão de soltura imediata foi tomada pelo juiz Danilo Pereira Júnior, da 12ª Vara Federal de Curitiba (PR).
Confira:
A Rede Globo boicota o Partido dos Trabalhadores já não é de hoje. Desde sua fundação o PT é preterido pela emissora, que não dá a devida representatividade à maior bancada do Brasil. #GloboCensuraPT -> Segue o fio.
— PT Brasil (@ptbrasil) April 26, 2020
Nas suas últimas 5 coberturas a Globo ouviu três vezes FHC e uma vez Sarney. @Lula foi ignorado, mesmo tendo muito mais apoio popular do que os dois anteriores multiplicados. #GloboCensuraPT
— PT Brasil (@ptbrasil) April 26, 2020
Na câmara não é diferente. A emissora ignora o maior partido do Brasil e dá espaço a pessoas que sequer são oposição, como é o caso quando ouve deputados do MDB, na hora de fazer contraponto ao governo. #GloboCensuraPT
— PT Brasil (@ptbrasil) April 26, 2020
Para além de ser uma concessão pública – e, portanto, ter de respeitar o interesse público em suas coberturas – a regra do bom jornalismo diz que todas as partes devem ser ouvidas. #GloboCensuraPT
— PT Brasil (@ptbrasil) April 26, 2020
Você se lembra quem era o porta voz da oposição ao governo Dilma no Congresso? Sim, ele mesmo: Aécio Neves, que perdeu as eleições de 2014 e nunca aceitou o resultado. #GloboCensuraPT pic.twitter.com/QPG2QTFb7E
— PT Brasil (@ptbrasil) April 26, 2020
Por todo mundo, a principal voz de oposição ouvida é a do partido que ficou em segundo, ou do segundo maior partido. Aqui a Globo escolhe quem ouve política e economicamente, dando ares de imparcialidade, mas calando a voz de 45% dos brasileiros que votaram no PT em 2018.
— PT Brasil (@ptbrasil) April 26, 2020
Em um momento dramático da vida do país, por conta de uma pandemia terrível, era de se esperar que a imprensa desse voz a todos que tem propostas para reduzir os danos causados pela crise. #GloboCensuraPT
— PT Brasil (@ptbrasil) April 26, 2020
Sobre a crise política a censura também é grave: A globo se recusa a ouvir o PT, porque sabe que o PT não compactua com a tese de que Moro é herói ou algo do tipo. Ele é um dos grandes responsáveis pela vitória da candidatura da fakenews e do ódio, como prêmio ganhou o ministério
— PT Brasil (@ptbrasil) April 26, 2020
Desde a Vaza Jato a informação que Moro agia fora da lei sempre, inclusive pra prender Lula, era uma informação pública. Agora, pelos novos diálogos, fica ainda mais evidente a relação criminosa entre Moro e Bolsonaro. #GloboCensuraPT
— PT Brasil (@ptbrasil) April 26, 2020
É uma vergonha a censura praticada pelo grupo Globo. O povo brasileiro tem o direito de ouvir todas as opiniões sobre os grandes temas da nação. #GloboCensuraPT
— PT Brasil (@ptbrasil) April 26, 2020