Capítulo 116, Segunda-feira, 23 de março
Leôncio diz a Isaura que ainda a deseja. Malvina esfria as algemas de Isaura com água. Álvaro e Tomásia se despedem de Perpétua. Rosa canta para Sebastião dormir. Belchior e Francisco continuam com a festa na casa-grande. Violeta tenta arrancar confissões de Dr. Paulo. Capitães-do-mato fogem. Leôncio, Malvina e Isaura chegam a fazenda. Tomásia também chega em sua fazenda. Leôncio maltrata Isaura. Leôncio diz a Isaura que ainda a deseja.
Capítulo 117, Terça-feira, 24 de março
André e Álvaro planejam dar fuga a Isaura. Pedrinho sente falta de Isaura. Bernardo e Henrique continuam garimpando. Tomásia vai visitar Miguel na cadeia. Miguel conversa com a Fera de Macabú. Malvina lê uma poesia para Leôncio que se irrita. Leôncio bate em Isaura. André vai a fazenda de Leôncio conseguir notícias de Isaura. Sebastião visita Gabriel. Dr. Paulo conta a Rosa que Isaura está com Leôncio. Leôncio ameaça desfigurar Isaura. Álvaro convence Belchior a dar notícias de Isaura.
Capítulo 118, Quarta-feira, 25 de março
Leôncio desconfia que Álvaro esteve em sua fazenda. Álvaro pede a Belchior que avise Isaura de que ele está na casa da Condessa de Campos. Leôncio da um tapa em Isaura. Malvina desconfia que Leôncio bateu em Isaura. Dr. Paulo beija Rosa. Coronel Sebastião chega em casa e encontra Dr. Paulo e Rosa na sala. Branca e Geraldo se despedem de Estela e seguem viagem para Campos.
Miguel conversa com Coqueiro, presidiário condenado a morte. Leôncio desconfia que Álvaro esteve em sua fazenda. Belchior conta a Isaura que seu noivo está na casa de Tomásia. Henrique descobre mina de diamantes. Leôncio diz a Isaura que prepara uma arapuca para Álvaro. Belchior conta a Álvaro que Isaura será leiloada. Leôncio recebe uma mensagem de telégrafo informando que Branca e Geraldo virão visitá-lo em poucos dias.
Capítulo 119, Quinta-feira, 26 de março
Leôncio obriga Isaura a novos trabalhos. Belchior vai a casa de Tomásia contar o que acontece na fazenda de Leôncio. Álvaro aproveita a situação e pede que o jardineiro entregue uma carta para Isaura. Rosa discute com seu pai. Leôncio obriga Isaura a novos trabalhos. Gioconda desconfia do leilão. Leôncio tenta não fazer o leilão, mas Malvina não concorda com seu marido. Dr. Paulo quer receber o dote de Helena.
Tomásia se lamenta pela situação de Miguel. Gioconda desconfia que sua filha esteja se envolvendo com Miguel. O Sargento confessa a Miguel que se sente atraído pela condessa e Miguel diz que se preocupa com ela. Leôncio vai até a senzala e se depara com Isaura após seu banho. Isaura pede a Belchior que avise sobre o leilão para Álvaro. André encontra Rosa que lhe pede para ajudá-la a fugir para o quilombo. Leôncio quer cancelar o leilão.
Capítulo 120, Sexta-feira, 27 de março
Álvaro diz a Henrique que é noivo de Isaura. Leôncio pede para Francisco pensar em algo que cancele o leilão. Malvina vai até Isaura lhe dizer que enviou um mensageiro até Álvaro para avisá-lo sobre o leilão. Álvaro e Tomásia recebem a mensagem. Cel. Sebastião é informado sobre o leilão. Rosa fica com inveja de Isaura. Henrique e Bernardo descobrem que o comprador de diamantes está na cidade. Bernardo consegue vender os diamantes por um bom preço. Leôncio pede para Isaura cortar suas unhas.
Sargento se declara para Tomásia. Miguel recebe a visita de Tomásia. Coqueiro tem seu pedido de clemência negado pelo juiz. João conta a história do Zumbi para Moleca. Leôncio quer estipular um preço mínimo por Isaura, Malvina nega. Dr. Paulo pensa comprar Isaura caso ele receba o dote. Leôncio diz que não vende Isaura para Álvaro. Depois de duas semanas desacordado, Diogo acorda ao lado do índio que cuidou do seu ferimento perto do coração. Álvaro diz a Henrique que é noivo de Isaura. Leôncio diz a Isaura que não a venderá.