Falta pouco! – para o novo ano e também para a grade especial preparada pela Globo para o início de 2020. Em janeiro, o público vai curtir programas inéditos e novas edições de realities, filmes e séries. Fechando o mês, tem ainda a estreia de uma novela novinha em folha.Já na primeira semana, grandes sucessos do cinema, inéditos na TV aberta, marcam presença no ‘Cinema Especial’. Direto do fundo do mar, a faixa traz, no primeiro dia de 2020, as aventuras de Dory na busca por sua família em ‘Procurando Dory’. No dia 2, toda a beleza e romance da mais recente versão de ‘A Bela e a Fera’, estrelada por Emma Watson. Já o dia 3 terá muita emoção com ‘Uma família de Dois’, que conta a história de Samuel (Omar Sy), um homem que muda sua vida para cumprir a missão de cuidar sozinho da filha de poucos meses.
A partir do dia 4 de janeiro, as tardes de sábado ganham um grande festival de música ao ar livre: é esse o clima do ‘SóTocaTop Verão’, edição especial do musical. Sob o comando dos cantores Ludmilla e Mumuzinho, a atração promete uma playlist repleta de sucessos da atualidade, além de grandes clássicos da música, tanto para a plateia presente – marca registrada do programa – quanto para o público de casa.No dia seguinte, dia 5, tem início a fantástica fábrica de talentos na quinta temporada de ‘The Voice Kids’. Com direção geral de Flavio Goldemberg, a estreia começa com as Audições às Cegas, quando os técnicos Carlinhos Brown, Claudia Leitte e a dupla Simone & Simaria formam, cada um, times com 24 talentos. Sob o comando de André Marques, crianças e jovens com idades entre nove e 14 anos se revezam – e encantam a todos – no palco do programa. A cobertura dos bastidores fica por conta de Thalita Rebouças.Ainda no domingo, o ‘Fantástico’ combina animação com jornalismo e exibe uma nova temporada de ‘Mulheres Fantásticas’, quadro que emociona ao contar a história de personagens pioneiras que mudaram costumes, surpreenderam o mundo e deixaram um legado para a humanidade. Com narração da atriz Camila Pitanga, o primeiro episódio apresenta a trajetória da professora queniana Wangari Maathal, ativista do meio-ambiente e primeira mulher africana a receber o Prêmio Nobel da Paz. Na parte jornalística, Poliana Abritta entrevista a ativista e empreendedora brasileira Raquel Rosenberg, coordenadora do Engajamundo, organização que atua em defesa da justiça climática.
Na terça, dia 7, voltam ao ar as aventuras inesquecíveis de Chicó (Selton Mello) e João Grilo (Matheus Nachtergaele) em ‘O Auto da Compadecida’, série original dirigida por Guel Arraes, uma celebração dos 20 anos da primeira – e única – exibição na TV. Para a comemoração, a obra ganha uma nova abertura e foi remasterizada, com a identidade visual do céu e inferno repaginadas por computação gráfica. Em quatro episódios, a série baseada na peça teatral homônima de Ariano Suassuna tem grandes nomes no elenco como Fernanda Montenegro, Diogo Vilela, Denise Fraga, Lima Duarte, Marco Nanini, Enrique Diaz, Paulo Goulart, Bruno Garcia e Luís Melo. Vai ao ar de terça a sexta, logo após ‘Amor de Mãe’.Em seguida, a emoção continua em alta com ‘Madiba’, série inédita na TV brasileira, que conta a trajetória do líder africano Nelson Mandela, desde os tempos sombrios de luta contra a segregação racial até o seu maior triunfo, com a eleição para a presidência da África do Sul. A série de seis episódios, protagonizada pelo ator Laurence Fishburn, estreia dia 7 de janeiro, e será exibida de terça a quinta-feira.Na semana seguinte, a partir do dia 14, o público acompanha a minissérie inédita ‘Chacrinha’. Baseada no filme que conta a trajetória de José Abelardo Barbosa, os quatro capítulos mostram a vida do alter ego mais famoso do Brasil desde o momento em que abandona a faculdade de medicina para se aventurar em seu primeiro “bico” como locutor de rádio até o sucesso na televisão. Dirigida por Andrucha Waddington, a minissérie traz cenas inéditas com Eduardo Sterblitich no papel de Abelardo Barbosa na primeira fase, costurando a narrativa que contará com minidocs e imagens de arquivo da época dos cassinos, da era do rádio, do início da televisão, dos calouros, musicais, concursos e das inesquecíveis ‘chacretes’.
Para os fãs do ‘Big Brother Brasil’, a ansiedade está com os dias contados. No dia 21, Tiago Leifert comanda a estreia da nova temporada do reality show, que chega à vigésima edição com novos confinados, provas e emoções que prometem mexer com a casa mais vigiada do Brasil. O prêmio para o grande vencedor é de R$ 1,5 milhão.Ainda no dia 21, logo após o BBB, o cenário com uma bancada, dois apresentadores e um time de repórteres podem dar a impressão de uma nova atração jornalística, mas as semelhanças do semanal ‘Fora de Hora’ com a realidade terminam por aí. Para desconstruir o universo das notícias, o humorístico mostra aquele papo de bastidor que vai ao ar sem querer, o entrevistado que reage de forma inesperada ou ainda aquela crise de riso que foge ao controle no momento mais crucial. Qualquer situação sem sentido pode surgir em meio às notícias, onde os fatos até podem ser reais, mas estão sempre fora do padrão, do normal, do script e, por que não?, fora dos limites. Ancorado pelos atores Paulo Vieira e Renata Gaspar, o programa pretende ressignificar as imagens e discursos jornalísticos. O elenco é composto por um time de peso, formado por Marcelo Adnet, Marcius Melhem, Julia Rabello, Caito Mainier, Luís Lobianco, Welder Rodrigues, Luana Martau, Veronica Debom, Luciana Paes, Késia Estácio, Pedroca Monteiro e Gustavo Miranda. Todos juntos para mostrar que a piada, neste caso, é maior do que a notícia.
Já às quintas-feiras, depois do BBB, a partir do dia 23, será a hora de matar a saudade da apresentadora Tatá Werneck: enquanto continua de licença-maternidade e cuida da filha Clara Maria, seu ‘Lady Night’ terá os melhores momentos das terceira e quarta temporadas do programa no Multishow exibidos na TV aberta. A primeira convidada é Claudia Raia e, pelo sofá, ainda passarão Lázaro Ramos, Maiara & Maraísa, Caetano Veloso, Fernando & Sorocaba, Isis Valverde, Chay Suede, Taís Araújo, Ana Maria Braga, Selton Mello, Fátima Bernardes e Larissa Manoela, entre outros.A partir do domingo, dia 26, as grandes rivalidades regionais ganham os gramados com a volta dos Estaduais pelo país.
Um esquenta para o ano que promete muita emoção nos estádios e na tela da Globo.No fim do mês, ‘Salve-se Quem Puder’, a nova novela das sete, traz toda a beleza de Cancún, no México, onde o destino entrelaça as vidas de três mulheres em meio a um verdadeiro furacão – literalmente –, dando início à trama criada e escrita por Daniel Ortiz. Com direção artística de Fred Mayrink, a novela estreia no dia 27 de janeiro. Depois de se tornarem testemunhas acidentais de um assassinato, Alexia (Deborah Secco), Luna (Juliana Paiva) e Kyra (Vitória Strada) são obrigadas a viver sob custódia do Programa de Proteção à Testemunha e, à sombra de novas identidades, têm que dar início à uma nova vida, adiando sonhos e planos. Situações divertidas e inusitadas dão o tom desta comédia romântica cheia de aventura e suspense.