A guerra do Prefeito Marcelo Crivella com o Grupo Globo, já se tornou uma novela sem fim. Na última sexta-feira, 13/12, o político do Republicanos impediu o trabalho de jornalistas da emissora carioca, na cobertura jornalística, de uma entrevista sobre o acordo firmado entre o Município e o Ministério da Saúde.
Em resposta ao veto, a Globo conseguiu uma liminar na Justiça que garante o acesso da imprensa do grupo às coletivas abertas, organizadas pela Prefeitura do Rio. A apresentadora Ana Luiza Guimarães, do RJ2, leu o comunicado no telejornal.
“Uma liminar da justiça do Rio, determinou que a Prefeitura do Rio, pare de impedir o acesso de jornalista do Grupo Globo a eventos abertos à imprensa. E que garanta à eles, a possibilidade de formular perguntas em igualdade de direitos com os demais jornalistas. A justiça obriga o município, a dar também aos profissionais do Grupo Globo, todas as informações que forem divulgadas à imprensa de modo geral. A juíza Alessandra Cristina Tufvesson destaca que o agentes públicos estão sujeitos ao questionamento de suas condutas e açõe, e que não há razão para impossibilitar jornalistas de emitirem opiniões sobre pessoas públicas ou sobre gestão dos agentes. A liminar foi concedida a pedido do Grupo Globo. Na última sexta-feira, a Prefeitura do Rio impediu que profissionais do Jornal O Globo, do G1, da CBN e da TV Globo, trabalhassem na cobertura jornalística, de uma entrevista sobre o acordo firmado entre o Município e o Ministério da Saúde. A multa para cada descumprimento é de 10 mil reais.”