Premiação reconheceu os destaques da dramaturgia, música e jornalismo em 2019
“Esse programa é uma festa de entrega de troféus, mas também uma festa de histórias, de famílias e de várias experiências. As pessoas ficam à vontade, abrem o coração”. Foi com essas palavras que Fausto Silva falou sobre a 24ª edição do ‘Troféu Domingão – Melhores do Ano’, realizada neste domingo, dia 15, nos Estúdios Globo. “A razão do nosso trabalho é o grande público, você que está em casa”, falou Fausto, ao anunciar o prêmio criado para festejar aqueles que receberam mais votos do grande público, dentro das 15 categorias do prêmio. Em clima de confraternização, cantores, atores e jornalistas se reuniram para o especial do ‘Domingão do Faustão’, que reuniu mais de 40 talentos que se destacaram nas áreas de dramaturgia, música e jornalismo, em 2019. “É uma festa de entrega de troféus, mas também uma festa de histórias, de famílias”, disse o apresentador Fausto Silva.
O evento começou com as categorias de ‘Ator/Atriz Mirim’, ‘Jornalismo’ e ‘Ator Revelação’. Os vencedores foram João Bravo, por seu papel em ‘Bom Sucesso’, Maju Coutinho e Kaysar Dadour por seu papel em ‘Órfãos da Terra’. Assim que atravessou o palco para receber das mãos de Fausto Silva o troféu, João Bravo não conseguiu esconder a empolgação com a vitória. “Eu estava torcendo bastante pelo prêmio. Vou seguir essa profissão pra sempre. Estou muito feliz”, disse. Quem também não conteve a emoção diante do reconhecimento do público foi Maju Coutinho, vencedora da categoria, que este ano contou com três mulheres na disputa. “Agradeço muito a votação popular. E gostaria de dividir esse prêmio com toda equipe do ‘Jornal Hoje’, feito com muita garra e dedicação”, elogiou a jornalista. A estatueta de ‘Ator Revelação’ foi recebida por Kaysar. “Não estou acreditando como minha vida mudou. Agradeço a cada um que me acolheu. Dedico esse prêmio à minha mãe, a Thelma e Duca, que criaram o Fauze, e toda a produção da novela, que trouxe essa mensagem linda de empatia”, falou emocionado. Para fechar o bloco, Luan Santana soltou a voz no primeiro musical da noite, arrancando aplausos da plateia.
Depois foi a vez de premiar o humor. Na categoria ‘Comédia’, Dani Calabresa foi a vencedora e elogiou os concorrentes Marcelo Adnet e Welder Rodrigues. “Estou muito feliz. Ser indicada com dois caras geniais já é um prêmio. Fecho o ano com o dever cumprido”, falou a atriz. Por sua atuação em ‘A Dona do Pedaço’, a atriz revelação da noite foi Glamour Garcia, que não escondeu a emoção. “Muito alegre por estar aqui hoje. Deus sabe o presente que foi a Britney. Fui tratada como uma rainha e agora estou sendo coroada”, disse.
Luan Santana e Marília Mendonça, que não pôde estar presente na premiação, levaram a estatueta nas categorias ‘Cantor’ e ‘Cantora’. Os artistas concorreram ao lado de Dilsinho, Ferrugem, Ivete Sangalo e Iza, grandes nomes da música brasileira atual. Luan falou sobre o sentimento de ganhar mais um prêmio. “É sempre como se fosse a primeira vez. Agradeço aos fãs sempre, sou eternamente grato a eles”, falou. Para continuar com a animação, Dilsinho foi responsável por mais um musical, com a canção “Péssimo Negócio”.
As novelas ‘A Dona do Pedaço’ e ‘Bom Sucesso’ foram as obras que carimbaram o sucesso dos indicados das categorias ‘Ator Coadjuvante’ e ‘Atriz Coadjuvante’. Os vitoriosos foram Sergio Guizé e Fabiula Nascimento por seus personagens Chiclete e Nana, respectivamente. Guizé agradeceu ao público pela vitória. “Quando comecei no teatro, um professor me disse que o público é o mais importante. Agradeço também ao Walcyr, Amora e toda a equipe da novela, e um agradecimento especial ao Jorge Fernando”, falou o ator. Fabiula Nascimento revela que foi pega de surpresa. “Muito feliz, não esperava realmente. Fico muito emocionada. ‘Bom Sucesso’ é uma novela muito importante porque fala de leitura, de transformação, fala de morte de uma forma muito bonita. Ser indicada pelos colegas já é uma alegria”, comemorou.
A estatueta de reconhecimento pelo trabalho em ‘Sob Pressão’ ficou com o ator Julio Andrade, premiado na categoria ‘Ator de Série’. Já Adriana Esteves, que não conseguiu estar presente, mas enviou um vídeo ao programa, foi a vitoriosa na categoria ‘Atriz de Série’. Julio, por sua vez, não escondeu a euforia. “Não esperava ganhar com esses dois grandes atores ao meu lado. É muito bom ver que ‘Sob Pressão’ chega nas pessoas de forma muito especial. Coloco sempre muito amor nos meus trabalhos”, disse.
As músicas que foram sucesso na TV, no rádio e na internet este ano também tiveram espaço no palco do ‘Domingão’. As canções “Atrasadinha” de Felipe Araújo e Ferrugem, “Dona de Mim” de Iza, e “Jenifer” do cantor Gabriel Diniz, todas concorrentes à ‘Música do Ano’, marcaram presença no palco. Como uma forma de homenagear e representar musicalmente Gabriel Diniz, artista que faleceu em maio deste ano, Iza, Felipe Araújo e Ferrugem foram encarregados de cantar o hit do artista, sucesso do Carnaval 2019. A canção “Atrasadinha”, de Felipe Araújo e Ferrugem foi a mais votada. “Essa música é um divisor de águas pra mim. Quero agradecer demais aos meus fãs e a minha família. Passa um filme na minha cabeça por conta do meu irmão, mas hoje é um dia de felicidade”, disse Felipe.
Jesuíta Barbosa levou o troféu de ‘Melhor Ator de Novela’ por sua atuação como Jerônimo em ‘Verão 90’ e falou sobre a experiência de fazer novela. “Não é fácil, foi a minha primeira e é necessário ter muita dedicação. Eu fiquei muito contente com a equipe, pude aprender com o Jorge Fernando”, revelou o ator. Já o trabalho de Juliana Paes como Maria da Paz, em ‘A Dona do Pedaço’, foi coroado com o título de ‘Melhor Atriz’. “Ser indicada já é um prêmio. Fico lisonjeada. Quando ganha é a cereja do bolo. Agradeço ao Walcyr por todas as chances, Amora por ter me incentivado a ousar, o olhar das pessoas dos bastidores, tusso isso resulta nesse troféu”, falou a atriz.
O ‘Troféu Domingão’ também dedicou um momento para homenagear e premiar os três artistas que integraram a categoria ‘Personagem do Ano’. Foram eles: Antonio Fagundes, o Alberto de ‘Bom Sucesso’, Claudia Raia, a Lidiane de ‘Verão 90’, e Tony Ramos, que viveu Olavo em ‘O Sétimo Guardião’ subiram juntos ao palco para receber as estatuetas de honra.
Por fim, ao som do clássico “We Are The Champions”, o elenco se reuniu e voltou ao palco para aplaudir o público presente no estúdio e terminar a premiação com uma grande festa.
O Troféu Melhores do Ano’ tem direção de Cris Gomes. Apresentado por Fausto Silva, o ‘Domingão do Faustão’ tem direção artística de Jayme Praça.
Confira todos os vencedores da 24ª edição do ‘Troféu Domingão – Melhores do Ano’:
PERSONAGEM DO ANO
Alberto (Antonio Fagundes – Bom Sucesso)
Lidiane (Claudia Raia – Verão 90)
Olavo (Tony Ramos – O Sétimo Guardião)
ATRIZ DE NOVELA
Juliana Paes
ATOR DE NOVELA
Jesuíta Barbosa
ATOR/ATRIZ MIRIM
João Bravo
ATRIZ REVELAÇÃO
Glamour Garcia
MELHOR CANTOR
Luan Santa
ATOR DE SÉRIE
Julio Andrade
ATOR REVELAÇÃO
Kaysar Dadour
ATRIZ DE SÉRIE
Adriana Esteves
ATOR COADJUVANTE
Sergio Guizé
CANTORA
Marília Mendonça
JORNALISMO
Maju Coutinho
COMÉDIA
Dani Calabresa
ATRIZ COADJUVANTE
Fabiula Nascimento
MÚSICA DO ANO
Atrasadinha