A partir desta segunda-feira (2), o Jornal da Band exibe a série de reportagens especiais “Caminhos do São Francisco”. Os repórteres Olívia Freitas e Filipe Peixoto embarcam em uma viagem pelos 2.830 quilômetros do Rio São Francisco.
As equipes viajaram da nascente, em Minas Gerais, até a foz, em Alagoas, para revelar um rio em constante processo de adaptação e com uma incrível capacidade de resistência.
A série mostra como estão as obras de transposição do São Francisco no Nordeste brasileiro. Vários trechos inaugurados ainda não atendem as populações das cidades mais atingidas pela seca. A reportagem flagrou pontos com falhas estruturais que impedem o funcionamento dos canais. Além dos atrasos nas obras, os custos triplicaram desde o início dos trabalhos, há 12 anos.
No norte de Minas, o desmatamento levou ao assoreamento do rio, que já foi o principal meio de transporte entre o Sudeste e o Nordeste do país. Hoje, barcos de grande porte não conseguem mais navegar.
Na foz do São Francisco, o mar está invadindo o rio, trazendo mudanças drásticas no ecossistema e, consequentemente, inviabilizando a pesca na região.
Ao longo dos cinco episódios, o público poderá conhecer a beleza dos cânions do Xingó, as frutas que crescem no sertão graças a irrigação, as pinturas rupestres dos primeiros habitantes pré-históricos da bacia do São Francisco e as estórias de cidades como Sobradinho, inundadas para construção das usinas hidrelétricas.
A série especial “Caminhos do São Francisco” será exibida entre os dias 2 e 6 de dezembro, a partir das 19h20, no Jornal da Band.