Capítulo 20 | Segunda-feira, 23 de setembro
Elisa pergunta ao Doutor o que sua tia Carmen tem. Ele a responde que não pode dar nenhum prognostico até obter os resultados dos exames. Lucio diz a Augusto que Elisa está morando com ele, e que parece terrível que ele tenha expulsado a própria filha de casa, e também que desde a morte de Estefânia ele apenas tratou a filha como uma carga. Augusto, zangado, responde que nem tem certeza se Elisa é sua filha, já que Estefânia e Rogério foram amantes por muitos anos. Lucio então sugere que Augusto faça um exame de DNA. Gael confessa a Elisa seu amor. Ela o diz que também gosta muito dele, mas como um irmão. Augusto pede perdão a Elisa e pede que ela volte a sua casa. Elisa confessa a Paloma que está apaixonada por Damião e morre de ciúmes por saber que ele se casará com outra mulher.
Elisa confessa a Paloma que está apaixonada por Damião. Paloma diz que lute por ele e se esqueça das intrigas de Carmen e de Florência. Carmen responde que essa luta ela já perdeu, pois Damião irá se casar com outra mulher. Paloma aconselha Elisa a não se dar por vencida antes de lutar. Carmen diz a Edmundo que está muito pesarosa pelo que ocorreu entre eles, pois ambos são casados. Ela ainda o diz que não pode repetir a mesma história de sua irmã, pois Augusto não resistiria. Augusto diz a Edmundo que quer saber se pode confiar nele, pois está pensando seriamente em fazer uma prova de DNA para saber se Elisa realmente é sua filha. Paulo comenta com Florência que Elisa não quer ir a festa. Florência responde que pelo que ela sabe Elisa não quer ir com ele, mas irá a festa. Paulo, soberbo, diz que é obvio que Elisa quer ir com ele. Damião furioso o adverte que se o ver próximo a Elisa, o mandará embora na mesma hora de sua fazenda. Florência diz a Damião que se Paulo for, ela irá com ele. Almerinda ouve toda a discussão e pede a Damião que reconsidere sua posição, pois a festa de compromisso precisa ser perfeita. Florência adverte Paulo que não quer Elisa em sua festa de compromisso. Chorando, ela diz a Almerinda que Damião defendeu Elisa e saiu sem se importar se ela ficava ou não na fazenda. Almerinda diz a Florência que sabe que Damião a ama, e que Elisa é apenas uma pessoa por quem Damião tem um carinho especial pela convivência na infância, mas não alguém para Florência levar em conta. Almerinda vai à casa de Elisa para dizer que sabe que Florência a convidou para a sua festa de compromisso com Damião.
Capítulo 21 | Terça-feira, 24 de setembro
Como soube que ela não desejava ir, foi pessoalmente convidá-la. Elisa responde que não acredita em nada do que ela diz, pois os muitos anos em que a maltratou depõem contra ela. Almerinda diz que foi trabalhoso vencer seu orgulho, e esperava outra atitude da parte de Elisa. Ela ainda diz que elas poderiam melhorar as relações entre as famílias. Com isso, a processadora Arango poderia voltar a comprar a produção de Augusto. Augusto diz a Carmen que vai fazer um exame de DNA para comprovar sua paternidade quanto a Elisa, mas não dirá nada a garota até que o resultado saia. Augusto diz a Carmen que está com sérios problemas econômicos, e não sabe se conseguirá sair adiante. Carmen sugere que vendam tudo e partam para outro lugar para começar uma nova vida. Augusto diz que isso não é possível, porque sempre foi agricultor e só sabe e deseja fazer isso, então se vendesse suas terras ai sim seria sua ruína total. Elisa chega a fazenda Arango e Damião a olha, com sentimento. Ramiro diz a Almerinda que com sua ordem ele mesmo tira Elisa da fazenda. Almerinda responde que Elisa é sua convidada. Padre Lupe pergunta a Almerinda qual foi sua intenção ao convidar Elisa. Almerinda responde que deseja ter melhores relações. Almerinda diz a Florência que convidou Elisa para que Damião se dê conta que ela não vale nada. Para isso, precisa que Paulo não desgrude dela para nada. Paulo tira Elisa para dançar. Ela resiste, mas aceita. Paloma pede a Gael que dance com ela. Gael se zanga ao ver Elisa dançando com Paulo e deixa Paloma só.
Paloma reclama com Gael por sempre deixá-la em segundo plano e estar sempre se ocupando de Elisa, que já disse não querer nada com ele. Paloma se zanga e vai embora. Guido anuncia o compromisso entre Damião e Florência. Elisa, ao ver que Damião entrega um anel a Florência, sai da festa. Um tempo depois Damião a encontra e eles se beijam. Chorando, Elisa diz que ele um homem comprometido, portanto não deveria beijá-la. Augusto chega a fazenda Arango e esbofeteia Elisa em frente a todos. Elisa diz a seu pai que está na festa, pois a própria Almerinda a convidou e disse que assim elas melhorariam as relações entre as famílias e abririam a porta para uma possível negociação entre as famílias. Augusto responde que não precisa da ajuda de nenhum Arango. Dolores diz a Elisa que ela foi a sensação da festa, pois nunca haveria outra mulher tão bonita como ela no recinto. Dolores questiona Elisa se Damião a disse algo. Elisa responde que não falar dele.
Capítulo 22 | Quarta-feira, 25 de setembro
Almerinda diz a Florência que Damião está muito estranho. Florência responde que ele ficou assim justamente quando Elisa desapareceu da festa. Almerinda pensa que foi um erro convidar Elisa. Bráulio se zanga ao ver Ramiro na cozinha, atrás de Antonia. Bráulio diz a Antonia que não gosta da maneira como Ramiro se expressa a ela, e que espera que ela não o tenha dado motivos para tal. Antonia diz a Bráulio que a zanga que ele pense tantas bobagens. Elisa diz a Paloma que Damião a beijou e logo em seguida se desculpou, dizendo que era apenas um impulso. Paloma reitera que talvez Damião tenha o feito, pois na verdade Elisa o interessa, e talvez ele nem se case. Elisa diz que isso jamais ocorreria. Florência diz a Damião que se a ama de verdade, demonstre e se casem no civil imediatamente. Damião responde que eles não podem adiantar o casamento para logo porque poderiam pensar que ela está grávida. Augusto diz a Carmen que o preocupa que Damião esteja próximo a Elisa. Carmen, querendo causar intriga, responde que Damião vai se casar e Elisa é quem não o tem deixado em paz. Bráulio diz a Damião que é uma pena que ele não tenha interesse em assumir a processadora, pois todos os trabalhadores o esperavam com muito entusiasmo. Damião pergunta a Bráulio se ele tem problemas com Ramiro. Ele responde que todos os trabalhadores têm problemas com Ramiro. Damião pede perdão a Elisa por tê-la beijado e diz que será a última vez em que se veem em muito tempo, pois ele irá novamente para a capital.
Damião confessa ao Padre Lupe que beijou Elisa e se sente culpado, pois isso é uma traição a Florência. Ele diz que Elisa ficou ofendida, pois pensa que ele o fez com má intenção. Branca sugere a Elisa que trate de esquecer Damião, e que tente ver Gael com outros olhos. Elisa responde que está apaixonada por Damião e Paloma ama Gael com todas as suas forças, e ela jamais trairia a sua melhor amiga. Carmen, astuta, faz Edmundo acreditar que o ama. Ela tenta convencê-lo a mudar os resultados dos exames de DNA de Augusto e Elisa. Edmundo se nega e Carmen então o diz para que ele se esqueça dela. Edmundo desesperado abraça e beija Carmen. Paloma os surpreende.
Capítulo 23 | Quinta-feira, 26 de setembro
Tanto Carmen quanto Edmundo tratam de convencer Paloma que estavam falando de uns exames. Ela responde sabe perfeitamente o que eles estavam fazendo. Furiosa, Carmen diz a Edmundo que se Paloma contar o que viu a Augusto, ele jamais a perdoará. Edmundo a diz que está disposto a enfrentá-lo. Carmen responde que ela não, e se ele não fizer o que ela lhe pediu, que nunca mais volte a buscá-la. Carmen vai atrás de Paloma e a ameaça, dizendo que irá matar sua avó caso conte a Augusto o que viu. Damião leva um chá para sua mãe e a diz que Antônia lhe disse que ela está doente. Almerinda responde que foi apenas uma queda de pressão, que deve ter sido motivada pela tristeza que sente com sua partida, e implora ao filho que permaneça no povoado por pelo menos mais duas semanas. Damião aceita, e diz que de qualquer forma não partiria a deixando doente. Elisa e Ramiro se encontram na praça. Ramiro a pergunta se ela já superou o papel ridículo que fez na festa de compromisso de Damião e que aquilo só ocorreu por ela se meter onde não deve. Elisa responde que o problema de Ramiro é se sentir um Arango, quando na verdade não passa de um empregado. Ramiro, furioso, sacode Elisa. Lucio chega e lhe dá um soco. Este, furioso, devolve o golpe e Lucio cai no chão, sem sentido. Guido tenta convencer Paulo que volte para a capital com ele. Guido diz a Almerinda que vai embora no dia seguinte. Almerinda responde que ele pode fazer o que achar melhor. Ingrid chega a igreja e diz ao Padre Lupe que é a mãe de Gael, o bebê que deixou a seus cuidados há muitos anos atrás. Padre Lupe se surpreende.
Ingrid diz ao Padre Lupe que deseja recuperar seu filho. O Padre diz que Gael já é um homem, e se ela se revelar para ele agora só o fará sofrer. Ingrid responde que deixou seu filho porque não tinha nada para oferecer-lhe, e tem sim todo o direito de recuperá-lo. Padre Lupe a corrige, dizendo que ela na verdade acreditava que Gael seria um estorvo. Lucio, por fim, recobra os sentidos, para a alegria de Branca e Elisa. Elisa novamente se encontra com Ramiro. Ele a diz que sente muita vontade de beijá-la. Cinicamente, Ramiro diz a Elisa que quer provar se ela beija tão bem quanto sua mãe, pois Rogério o dizia que Estefânia beijava muito bem. Elisa, furiosa, esbofeteia Ramiro, mas ele tenta beijá-la a força. Edmundo aparece e a defende. Damião se zanga ao ver Paulo na processadora. Augusto, furioso, esbofeteia Elisa, e a acusa de ter dormido com um homem. Elisa diz que esteve a noite toda no centro de saúde, pois seu padrinho estava inconsciente. Ela diz que avisou Carmen, que por sua vez diz ter se esquecido de dar o recado. Augusto pede perdão a Elisa, Ela o perdoa, mas pede que jamais volte a esbofeteá-la. Edmundo tenta novamente se justificar diante de Paloma, por ela ter o surpreendido junto a Carmen. Paloma o responde que não precisa a dar satisfações de sua vida, mas que ele se cuide, pois Carmen é uma mulher desprezível. Edmundo diz a Augusto que aproveitando que Elisa estava por ali, tirou uma amostra de sangue da garota com o argumento de que era necessário para uns testes em Lucio. Carmen astuta diz a Edmundo que o ama, e quer que ele também o demonstre que a ama, falsificando os resultados de paternidade de Augusto e Elisa.
Edmundo diz a Carmen que não faltará com sua ética profissional, nem por ela, nem por ninguém. Ele afirma que se ela não quer enfrentar Augusto é porque não o ama como diz amar. Carmen responde que Edmundo acaba de perdê-la. Bráulio diz a Damião que Ramiro convenceu Almerinda a despedir Lucio, pois do contrário o senhor continuaria trabalhando. Damião visita Lucio para propor que ele volte ao trabalho na processadora. Lucio responde Damião não tem esse direito, pois apesar de ser o dono, não está a par da situação dos trabalhadores. Carmen procura Ramiro para que ele a ajude a se desfazer das amostras de sangue de Elisa e Augusto. Ramiro tenta tomar Carmen a força e a diz que se precisa mesmo de sua ajuda, ele cobrará o favor adiantado. Carmen o esbofeteia e o diz não precisar dele para nada. Elisa escuta quando Damião diz a Lucio que vai embora porque Almerinda sempre o está determinando o que fazer, e isso o incomoda. Paulo procura Elisa e diz tudo que sente por ela, Elisa o responde que ele está perdendo seu tempo com ela. Damião diz a Almerinda que não entende porque ela confia tanto em Ramiro Mendonça, que é uma pessoa que não tem respeito nenhum pelos trabalhadores. Almerinda o responde que ele não tem nenhum direito de julgar Ramiro, e que graças á ele a processadora segue funcionando desde a morte de Rogério. Damião se enfurece quando Henrique diz que Elisa estava paquerando Ramiro. Henrique segue espalhando os boatos de que Elisa já esteve com a maior parte dos homens do povoado. Damião o sacode e pergunta se ela também se meteu com ele. Florência interrompe a discussão e diz a Damião que ele fica como louco quando ouve falar de Elisa. Damião diz a Florência que o chateia que digam tantas mentiras de Elisa, porque ele a conhece muito bem e sabe que ela não é assim como dizem. Carmen tenta subornar uma enfermeira para que entregue exames falsos de DNA a Augusto. No entanto, ela responde que se Carmen não se retirar irá chamar o segurança. Almerinda tenta fazer um trato com Elisa sem o conhecimento de Augusto, mas ela responde que se seu pai não está de acordo, não há trato.
Capítulo 24 | Sexta-feira, 27 de setembro
Almerinda deixa claro para Elisa que jamais honraria um trato feito com alguém que tenha o sobrenome Bouvier, e que inventou a festa de compromisso de Damião só para mostrar-lhe que seu filho terá ao lado uma mulher decente. Elisa responde que Almerinda a inspira pena, pois é um ser cheio de ressentimento e amargura. Elisa finaliza a conversa dizendo que mesmo que isso a zangue, irá cultivar em suas terras, e isso ajudará Augusto em seus negócios. Lucio se sente frustrado e acredita estar velho, e não ter forças para se defender de Ramiro. Branca tenta animá-lo, mas Lucio a pede que o deixe só. Florência, furiosa, joga na cara de Damião o colar que ele a deu, e lhe pergunta como ele teve coragem de dar a ela o mesmo presente que deu a Elisa. Damião responde que não a presenteou, que ele iria atirar o colar no lixo, mas ela lhe pediu. Florência grita com Damião, dizendo que jamais seguirá mais quinze dias no povoado. Florência diz a Paulo que está certa que Damião gosta de Elisa, pois a defende com uma ferocidade jamais vista.