‘Mestre do Sabor‘, novo reality de gastronomia da Globo, estreia no dia 10 de outubro e terá no time um poderoso trio de mestres.
Eles serão responsáveis por revezar com o apresentador Claude Troisgros as funções de avaliadores e mentores de 24 participantes – chefs profissionais vindos de todas as regiões do Brasil. Parte desse trio, o chef Leo Paixão traz para o programa todo o charme e tempero da cozinha mineira.
Nascido em uma família de médicos e cientistas, o mineiro até tentou seguir a tradição, formando-se, inicialmente, em Medicina. Mas o amor pela culinária sempre o acompanhou. Assim que conseguiu, reuniu recursos para investir em sua paixão e foi para Paris estudar gastronomia, onde fez estágios em restaurantes avaliados com três estrelas Michelin – a mais alta premiação da gastronomia mundial.
Quando voltou ao Brasil, abriu seu primeiro restaurante, em Belo Horizonte, e apostou na culinária francesa, ganhando vários prêmios. Com o tempo, foi alertado de que seu cardápio estava se transformando, já que começaram a fazer parte do menu pratos como frango com quiabo e rabada. “Era comida mineira contemporânea e eu não tinha percebido”, conta Leo.
Foi então que o chef resolveu assumir suas raízes e mesclar os truques da alta gastronomia francesa com a tradição da cozinha mineira. “Hoje eu pratico uma gastronomia mais afetiva, faço releituras das receitas da minha família. Ainda tenho o caderno de receitas da minha avó e bisavó, mas meu referencial na cozinha é o meu avô, que me ensinou a cozinhar quando ainda era menino”, revela.
Sempre preocupado em oferecer a melhor experiência possível ao paladar, o chef deixa aflorar seu lado cientista na hora de criar as receitas e pratos elaborados e ricos em sabor – uma de suas marcas no reality culinário. Confira, a seguir, suas expectativas para a estreia de ‘Mestre do Sabor’.
Como foi receber o convite para fazer parte do time de mestres do ‘Mestre do Sabor’?
O Claude me mandou uma mensagem falando do programa e contando que o Boninho tinha gostado da indicação do meu nome. Eu fiquei muito feliz, queria muito participar de algum programa, e mais ainda por saber que seria na Globo. Só que eu nunca imaginei que seria algo dessa grandiosidade. É um sonho realizado. Nunca imaginei que chegaria a esse ponto. Espero estar à altura de tudo isso, pois estou muito honrado em participar do reality.
Quais são os desafios da estreia neste programa? O que essa experiência tem de diferente, por exemplo, do ‘Fecha a conta’, do ‘Mais Você’, quadro de que também participou?
Foi bem importante a participação nos outros realities na emissora, principalmente pela seriedade que eu vi que a Globo tem em tudo. Eu tenho essa postura e essa mesma preocupação que a equipe tem de que tudo seja de verdade, de tentar deixar algo que marque as pessoas que gostam de cozinha e os cozinheiros brasileiros. É importante que eles vejam que a gente pode fazer cozinha de uma forma legal, usando nossos produtos e valorizando a nossa culinária.
Como tem sido o clima das gravações e a troca com Kátia Barbosa, José Avillez, Claude Troisgros e Batista?
A Kátia já era uma amiga querida. O Avillez eu conheci agora, mas a sintonia foi imediata. Como a gente passa muito tempo juntos, nossa relação tem ficado a cada dia mais bacana. O Claude e o Batista também são muito queridos. O Claude mantém o clima muito positivo, deixando tudo mais leve. Está sendo um prazer fazer o programa.
O que você espera dos candidatos que vão tentar vaga nesta competição culinária?
Eu tenho uma grande expectativa em relação aos candidatos porque eu sei como a emissora leva a sério e tem carinho na busca por esses candidatos. Então imagino que dali vai sair comida boa, bonita e bem-feita. Acho que vai ser um programa muito bonito de se assistir, de todas as maneiras possíveis.
O que não pode faltar na cozinha de Leo Paixão e na de um verdadeiro ‘Mestre do Sabor’?
Não pode faltar respeito pelos nossos ingredientes e pelas nossas tradições, nem o compromisso com a nossa culinária. E, claro, não pode faltar paixão.