Inspirada na minissérie Olhos que Condenam, um dos sucessos da Netflix, que tem 16 indicações ao Emmy, estreia no Jornal da Cultura, na segunda-feira (16/9), a série de reportagens Olhos que Condenam no Brasil. Dividida em cinco episódios, que irão ao ar no telejornal, de segunda a sexta-feira, a produção mostra como o sistema judicial coloca inocentes na prisão também no Brasil.
Entre os casos, há o de Marcelo que trabalhava em uma ONG no extremo sul de São Paulo e ficou preso injustamente durante cinco meses, acusado de tráfico de drogas. Wlaedson passou cinco meses preso por usar uma camiseta rosa, semelhante à de um assaltante. No Rio de Janeiro, Rodrigo, sem antecedentes criminais, foi acusado de praticar mais de dez crimes depois que já estava preso. E pela primeira vez, um dos presos inocentes acusados do crime do Bar Bodega fala sobre a tortura para assumir o crime que chocou São Paulo em 1996.
O Jornal da Cultura, apresentado por Ana Paula Couto e Karyn Bravo, vai ao ar na TV Cultura, de segunda a sábado, a partir das 21h15.