A competição mais importante do futebol brasileiro chegou ao fim no último domingo, dia 8. Desde a primeira rodada, que começou em 13 de abril, até esta última, que consagrou o Botafogo como campeão, foram 143,1 milhões de pessoas alcançadas nos canais lineares da Globo (TV Globo + canais sportv).
Na TV Globo, a partida com a melhor média nacional de audiência foi entre Palmeiras e Botafogo, em 26 de novembro, marcando 22 pontos e 40% de participação no Painel Nacional de Televisão (PNT). Já a audiência média do campeonato foi 43% maior do que a soma dos streamings e outros conteúdos de vídeo consumidos na TV.
Na TV por assinatura, considerando os canais esportivos, foram exibidas 940 horas de jogos ao vivo da competição – ao todo 475 partidas, incluindo as simultâneas sportv e premiere. A maior audiência da PayTV no ano foi o Dérbi entre Corinthians e Palmeiras, no dia 4 de novembro, com 4,7 Milhões de pessoas/minuto. A audiência da partida se tornou a 10ª maior audiência da história da TV por assinatura desde 2014. Nos canais sportv, a média de audiência do Campeonato Brasileiro deste ano foi 8% maior que a de 2023.
Com a transmissão de dois jogos da última rodada no domingo, os canais sportv lideraram o ranking geral da TV por assinatura no total do dia. O sportv, que exibiu Botafogo x São Paulo, obteve uma audiência 111% superior ao terceiro colocado. Já o sportv2, que ficou em segundo com Flamengo x Vitória, teve uma vantagem de 45%. Por fim, com a cobertura da festa do título do time carioca, o ‘Troca de Passes’ liderou sua faixa na PayTV, com audiência 98% superior ao segundo lugar.
No digital, o Brasileirão registrou recordes. No comparativo com a edição do ano passado, o alcance do torneio no Globoplay registrou um crescimento de 34%. No ge, a competição deste ano bateu o recorde das últimas edições em visualizações de página e tela na editoria do campeonato, com mais de 872 milhões de views. Em relação aos vídeos de melhores momentos foram 230 milhões de views. Nas páginas dos 20 clubes da Série A foram mais de 2 bilhões de visualizações. A globo.com foi responsável pela distribuição de mais de 30% das visualizações de página do Brasileirão no ge. Nas redes sociais, o ecossistema Globo contabilizou 4,4 bilhões de impressões (+22% de crescimento em relação a 2023). Foram também 3,2 bilhões de videoviews (+32% de aumento).
Especificamente na última rodada, o Globoplay registrou um aumento de +20% em alcance quando comparada com a mesma rodada do ano passado. O Premiere e o sportv ao vivo no Globoplay cresceram 46% e 36%, respectivamente, no comparativo com a última rodada do Brasileirão do ano passado. Já os conteúdos de Esporte tiveram um crescimento de 21% nos cliques em matérias na home da globo.com. O ge, por sua vez, quebrou o recorde histórico de consumo de vídeo no dia da última rodada versus edições anteriores, com mais de 2,5 milhões de videoviews. O site teve mais de 42 milhões de visualizações neste dia, das quais 10 milhões foram acompanhando as páginas de confronto, e mais de 8 milhões na tabela do torneio.