Chefes de Estado e de governo das principais economia do mundo estarão reunidos na próxima semana no Museu de Arte Moderna (MAM), no Rio de Janeiro, para a Cúpula de Líderes do G20 de 2024. Durante dois dias,18 e 19, eles irão aprovar os acordos negociados ao longo do ano e apontar caminhos para lidar com os desafios globais. A Globo vai acompanhar todos os desdobramentos não só do encontro, mas também dos eventos paralelos, G20 Social e Urban 20, que acontecem entre hoje (14) e domingo (17), na Zona Portuária do Rio.
Os telejornais ‘Bom Dia Brasil’ e ‘RJ1’, da TV Globo, serão ancorados por Ana Paula Araújo e Mariana Gross, respectivamente, do local do evento na próxima semana. De lá também e de outros pontos da cidade, repórteres farão entradas ao vivo em todos os telejornais de rede e do Rio de Janeiro, trazendo as informações atualizadas para o público. Os telejornais também exibirão matérias especiais sobre as principais propostas do G20 para os problemas vividos pela população.
A GloboNews irá acompanhar os desdobramentos do evento com repórteres e comentaristas in loco entrando ao longo da programação. Dedicado ao G20, o ‘GloboNews Internacional’ deste domingo, dia 17, será apresentado por Marcelo Lins do Museu do Amanhã e por Guga Chacra de Nova York. Os telejornais ‘Em Ponto’, ‘Conexão GloboNews’, ‘Estúdio i’ e ‘GloboNews Mais’ também serão ancorados do local do evento, respectivamente, por Nilson Klava, Leilane Neubarth, Andréia Sadi e Julia Dualibi. Na segunda-feira, dia 18, haverá uma edição especial do ‘GloboNews Míriam Leitão’, às 23h30, com uma entrevista da jornalista com o secretário-executivo adjunto do Ministério da Fazenda, Rafael Dubeux, e com o secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente, João Paulo Capobianco.
O g1 irá transmitir ao vivo os principais discursos e coletivas com os líderes, além de cobrir as atividades paralelas como o G20 Social, o Aliança Global Festival e o Urban 20. A cobertura conta ainda com reportagens, detalhes da programação e debates, além de mostrar como está o esquema de segurança no Rio de Janeiro, as mudanças na logística da cidade e as atrações que irão se apresentar no Aliança Global Festival, na Praça Mauá. Todas as atualizações podem ser acompanhadas na editoria temática disponível no g1: https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/g20/.
Campanha Institucional GloboNews
Também nos próximos dias, a GloboNews lança uma nova campanha. Dinâmica e didática, os filmes chegam com muitos conceitos gráficos, que enfatizam o compromisso do canal em cobrir tudo o que acontece no mundo e que também pode afetar o dia a dia da população brasileira. Das notícias locais aos acontecimentos do outro lado do planeta, a campanha mostra a conexão entre os acontecimentos e reforça mais uma vez que a GloboNews está sempre ligada para que os assinantes não percam nenhuma informação.
São dois filmes de 30 segundos. Com locução de Natuza Nery, um deles diz “O que um pipoqueiro na Inglaterra tem a ver com as compras que a gente faz a prestação aqui no Brasil? Tudo. Ele compra milho no supermercado. Que chega por um navio. Que se move com combustível, que é feito de petróleo. E o preço do petróleo afeta a inflação. Isso pressiona os juros e impacta as nossas compras a prazo”. Com narração de Aline Midlej, o outro filme diz: “O que o casamento na China tem a ver com o preço do seu pãozinho? Tudo. Os noivos vão se mudar para uma casa que vai usar minério de ferro na estrutura e esse ferro é comprado no Brasil, mas é pago em dólar. Com mais dólares no país, fica mais fácil comprar trigo, que é importado. E aí o seu pãozinho na padaria sai com preço muito mais em conta”. Os filmes terminam com a assinatura “GloboNews. Um mundo de notícias para compreender o mundo e os impactos dele em você”.
Os vídeos começam a ser veiculados a partir da próxima semana nos intervalos da GloboNews e dos canais por assinatura da Globo. Também haverá uma campanha digital nos perfis das redes sociais da GloboNews.
Ficha técnica:
MARCA E COMUNICAÇÃO GLOBO
Diretor de Marca e Comunicação: Manuel Falcão
Diretor de Criação: Ricardo Moyano
Diretora de Marketing e Operações: Mariana Novaes
Diretor de Estratégia: Bernardo Magalhães
Gerente Sr de Atendimento: Suzana Prista
Gerente de Atendimento: Suzana Poli
Gerente Sr de Planejamento: Bruno Altieri
Planejamento: Diogo Machado
Gerente de Criação: Tatiana Cockell
Redator: José “Juco”Borba
Diretor de Arte: Enzo Giacomin
Atendimento: Camila De Carvalho, Tatiana Fernandes e Mylena Guedes.
Gerente de Produção: Ricardo Léo
Produção Executiva: Fernanda Ribeiro
PRODUTORA DE FILME: Santa Transmedia
Direção: OIhos (Bento Abreu e Rodolfo Sily)
Produção Executiva: Pedro Olaya e Lucas Neves
Atendimento: Mariela Costa
Desenvolvimento IA – Maar
Fabio Simões | Creative Lead & Partner
Pedro Burneiko | Design Lead & Partner
Arthur Machado de Oliveira | Designer
Átila Meireles | Designer
Eduardo Magdalena de Castro | Gerente de Projetos
Francisco Mauro de Andrade | Motion designer
Pedro Julien Figueiredo Ducry | Designer
Pós-produção: Eddie House
Coordenação de pós: Mell Helade
Montagem: OIhos (Bento Abreu e Rodolfo Sily)
Assistente de coordenação de pós: Matheus Santos
Assistente de edição e Online: Thauana Neves e Gabriel Faustino
Direção de arte e Motion: Ribs e Seixas
Correção de cor: Ariel Serrão
Áudio
Cream studio
Técnico de som: Nicolas Denuzzo.
NARRAÇÃO
Aline Midlej
Natuza Nery