Um álbum de pai e filho, um disco de Donatinho para João Donato. Sintetiza2, a nova parceria dos dois Donatos já está disponível em todas as plataformas digitais, pouco mais de um ano depois do falecimento deste, que foi um artista responsável por muito da beleza e da sofisticação do que se conhece hoje como música popular brasileira. O novo álbum segue o caminho iniciado do primeiro projeto da dupla, Sintetizamor (2017), quando Donatinho convidou o pai para fazer algo inédito: Um álbum autoral de parcerias dos dois, com estética pop dançante, programações eletrônicas e feito totalmente com sintetizadores e teclados vintage. O resultado foi um álbum premiado como melhor do ano pelo Prêmio da Música Brasileira e com diversas prensagens em vinil no Brasil, Japão, Estados Unidos e Europa.
“Sintetiza2” reúne João Donato e Donatinho em uma continuação vibrante do álbum anterior, agora com uma abordagem mais latina e recheado de convidados especiais. Entre eles, Russo Passapusso, Joyce Moreno e Bluey (Incognito), que não só participam como intérpretes, mas também assinam composições. O álbum traz faixas como: “Marina” (João Donato, Donatinho e Russo Passapusso), “Love Law” (João Donato, Donatinho, Lucas Fernando e Jean-Paul Maunick), “Imperador” (João Donato, Donatinho e Joyce Moreno), entre outras. As músicas “Sunshine” e “The Feeling of Love” não puderam ser gravadas com João Donato devido ao seu falecimento, mas seguem como uma homenagem ao mestre.
Muito mais que um projeto musical, o disco carrega consigo o legado de João Donato, sendo o último registro em vida de sua rica trajetória artística, e celebra a fusão de ritmos que caracterizou a obra do pianista ao longo de décadas. A colaboração entre pai e filho é marcada por uma sinergia única, onde o lirismo de João Donato encontra o experimentalismo de Donatinho, criando uma atmosfera sonora inovadora e ao mesmo tempo fiel às raízes do músico veterano. Além disso, o single “Intuir”, música escrita a quatro mãos durante a pandemia por João Donato, Donatinho, Tulipa Ruiz e Gustavo Ruiz, é um dos pontos altos da obra, refletindo a essência dessa parceria criativa, que poderá ser conferida em breve no clipe gravado no Acre, onde nasceu Donatão.
“Eu não esperava fazer uma continuação do nosso primeiro projeto, que foi o Sintetizamor, então, o Sintetiza2 é a realização de um sonho. A vontade surgiu de forma espontânea durante a pandemia e foi incrível poder criar este novo trabalho autoral com o meu pai. Esse é o último material inédito do Donato. De pai pra filho, de filho pra pai, de nós para vocês”, diz Donatinho.
A importância de João Donato na música brasileira é inquestionável. Com uma carreira que atravessou mais de seis décadas, ele foi um dos pioneiros na fusão de elementos da música brasileira com o jazz internacional, colaborando com gigantes como Tom Jobim, Eumir Deodato e Cal Tjader. Sintetiza2 surge como um tributo a essa trajetória brilhante, ao mesmo tempo que reafirma o compromisso de Donatinho em manter viva e pulsante a herança musical de seu pai.