Uma das cenas polêmicas e menos aguardadas de Viver a Vida irá ao ar na próxima segunda-feira, 23/09. No capítulo 55, Tereza (Lília Cabral) fica em choque ao receber a notícia que Luciana (Alinne Moraes) está tetraplégica e terá que se submeter à uma cirurgia de emergência. Antes de entrar do momento de extrema tensão, a modelo acusa Helena (Taís Araújo) pelo acidente que limitou os movimentos de parte do corpo e fez a matriarca se instalar no apartamento da sua algoz.
Ao se deparar com a ex-esposa de Marcos (José Mayer), a mocinha fica mais abalada e se culpou pela fatalidade, o que não comoveu a sua antagonista que aproveitou do momento de vulnerabilidade para colocar toda a sua mágoa para fora. Ainda aflita e desabando no choro, Helena foi bombardeada com acontecimentos passados que fez Tereza ficar mais endurecida durante todo esse tempo. Por fim, a própria ‘devolve’ à protagonista, o tapa que deu em Luciana durante a viagem para Petra, Jordânia.
Com direção de núcleo de Jayme Monjardim e direção geral de Fabrício Mamberti, ‘Viver a Vida’ é escrita por Manoel Carlos, com a colaboração de Ângela Chaves, Claudia Lage, Juliana Peres e Maria Carolina.
Acusação de racismo
Manoel Carlos e a TV Globo foram duramente criticados pela forma que a personagem principal foi condicionada pelo fato de ser uma mulher preta. Além disso, o capítulo foi exibido originalmente no dia 16 de novembro de 2009, na mesma semana do Dia da Consciência Negra, 20/11. Entre 2019 até os dias de hoje, esse momento entre as protagonistas principais rende debates calorosos nas redes sociais e apontam um série de equívocos.