O maior festival de música e entretenimento do mundo completa 40 anos e a Globo preparou uma transmissão à altura da celebração para romper as fronteiras da Cidade do Rock e deixar os espectadores de cara pro palco! Durante os dias 13,14,15,19,20,21 e 22 de setembro, Tv Globo, Multishow, Canal Bis e Globoplay se unem com a missão de levar a mais completa experiência do Rock in Rio aos fãs de música.
Um time de peso foi escalado para a cobertura multiplataforma da Globo, com 12 apresentadores: na Tv Globo, Marcos Mion faz dupla com Kenya Sade, que também comandará a transmissão pelo Multishow e pelo Canal Bis ao lado de Guilherme Guedes, Didi Wagner e Chinaina. Por trás dos palcos, o quarteto Laura Vicente, Dedé Teicher, Jonathan Azevedo e Barja acompanha os bastidores e a preparação dos artistas para os shows, enquanto Bielo, Gominho e Xan Ravelli se divertem ao lado do público mostrando o que acontece no gramado e na área VIP do evento. A transmissão também contará com convidados especiais que, a cada dia, se juntam ao time para deixar a celebração dos 40 anos ainda mais especial. Entre os confirmados estão Leilane Neubarth, repórter da primeira transmissão do evento, Erika Mader, apresentadora da edição de 2017 e 2019; Luisa Micheletti, que esteve nas transmissões de 2011, 2013 e 2015 e, Rodrigo Pinto, presente nas edições de 2011, 2015, 2017, 2019 e 2022.
Serão mais de 100 shows transmitidos nos sete dias de evento, com uma média diária de 20 horas de muita música. A transmissão começa sempre às 15h15 no Multishow, com os shows dos palcos Mundo e Sunset; e, às 18h45, no Canal Bis, com as apresentações do Espaço Favela e New Dance Order. A transmissão estará aberta no Globoplay e assinantes do Globoplay +canais poderão assistir aos shows dos palcos Mundo e Sunset em 4k.
Na TV Globo, Marcos Mion repete a parceria com Kenya Sade. Direto da Cidade do Rock, a dupla mostra aquele show que bombou, o ápice no palco dos artistas e os principais destaques da noite, com entradas ao vivo, durante todos os dias do festival, sempre após o Estrela da Casa, e aos sábados, após o Altas Horas. Quem desejar, pode ainda acompanhar uma edição especial, no dia 29.
Além da cobertura do festival com repórteres espalhados por toda a Cidade do Rock, o jornalismo da Globo prepara quadros sobre o Rock in Rio para os telejornais locais. No ‘RJ1′, Milton Cunha acompanha com muito humor a expectativa de quem vai marcar presença na 40ª edição do festival e os bastidores do evento. No ‘Bom Dia Rio’, os Parceiros da Comunidade RJ registram tudo o que rola no ‘Espaço Favela’, seja no palco ou na plateia.
Cobertura e conteúdos exclusivos no digital
Além da transmissão do festival, as marcas Globo trarão conteúdos exclusivos e uma cobertura grandiosa nas redes sociais. Fernanda Bande, ex-BBB que apresentou o “Na Cama Com Pitanda”, no Multishow, vai comandar o “De Lado Com a Loba”, um talk show com convidados famosos diretamente do Glass Estúdio no estande Globoplay. O público vai poder conferir a íntegra desse papo ácido todos os dias do festival, a partir das 22h30, no Globoplay e no canal do Multishow, no Youtube. Além de muitos trechos nos perfis do canal no Instagram, TikTok, Facebook e Threads. Beatriz Reis, outra ex-BBB, reforça a cobertura como hostess para as redes do Globoplay se divertindo com muitos convidados também direto do estande. As redes do Multishow trarão também os melhores momentos dos shows, além de um time de influenciadores na Cidade do Rock de olho em tudo o que acontece no backstage, na área VIP, no meio da galera e, também, no estande do Globoplay. Criadores apaixonados por música, como Diego Martins, Eu Vitty, Pequena Lo, Phellyx e Theodoro, vão viver a experiência do festival e mostrar tudo para os fãs.
O gshow vai estar de olho nos famosos que passam pelo festival. Yasmin Brunet e Diego Martins comandarão a cobertura, tanto no site quanto nas redes sociais, trazendo as notícias direto da área VIP do Rock in Rio. além das principais trends que vão rolar. No gshow.com, o público vai poder conferir outros conteúdos sobre música, comportamento, moda e beleza.
Tecnologia e Recursos
A maior cobertura de todos os tempos terá tecnologia de ponta, garantindo a melhor experiência para o público que assiste ao Rock in Rio onde quiser. Serão mais de 40 câmeras acompanhando o que acontece nos quatro palcos do festival. As novidades da edição incluem o uso tecnologia 4K HDR, que além da alta definição de imagem, garante, ainda, todos os detalhes das apresentações com melhoria significativa na qualidade das cores; além do uso da Spidercam – uma câmera que fica pendurada por cabos e guinchos que movem o carrinho de câmera e criam uma perspectiva diferente, como se o espectador estivesse voando sobre o campo – para takes do público e do palco. Outra novidade é a inserção de elementos virtuais usando imagens formadas por drones em movimento, para maior dinamismo e imersão na transmissão.
“O Rock in Rio é a nossa Copa do Mundo! É o momento em que unimos os melhores profissionais e todos os recursos de tecnologia disponíveis para entregar a maior e melhor cobertura do festival, sempre pensando em como transportar a experiência de quem está na Cidade do Rock para quem está em casa. Este ano temos uma novidade na captação dos shows que é a spidercam, muito usada em arenas e eventos esportivos e que vai nos permitir encontrar ângulos diferentes do que tínhamos nas edições anteriores“, explica Pedro Secchin, diretor geral da transmissão.
Agenda ESG
Ao longo dos sete dias de festival, a atuação da Globo será pautada pelo Guia de Produções Verdes, documento da companhia que indica ações sustentáveis em áreas como produção, tecnologia, cenografia, arte, caracterização e figurino. Na edição 2024 do ‘Rock in Rio’, um dos destaques será a otimização do uso dos geradores de energia, que, nos palcos Sunset e NDO, permanecerão desligados ao longo de todo festival, sendo ligados somente em caso de falta de energia. A medida, adotada também na edição de 2022, reduz o consumo de óleo diesel durante o evento.
E por mais um ano, a Globo é candidata ao Prêmio Atitude Sustentável, idealizado pelos organizadores do maior festival de música e entretenimento do mundo para reconhecer e premiar as atitudes sustentáveis adotadas dentro da Cidade do Rock. O prêmio tem por objetivo promover as boas práticas ambientais, sociais e econômicas que contribuam para um desenvolvimento sustentável.
A transmissão multiplataforma do Rock in Rio na Globo é produzida por Maria Garcia, com produção executiva de Valesca Campos, direção geral de Pedro Secchin e direção de gênero de Raoni Carneiro.
Transmissão Rock in Rio: O festival será transmitido nos dias 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 a partir das 15h15, no Globoplay e pelos canais Multishow e Bis. A TV Globo exibe flashes durante a programação e os destaques dos shows todos os dias, sempre após o Estrela da Casa, e aos sábados, após o Altas Horas. Além de uma edição especial, no dia 29.