A Globo divulgou hoje a nova estrutura da sua diretoria de Produtos Digitais e Canais Pagos, que agora passará a se chamar Produtos Digitais, e anunciou a contratação de Julia Rueff para conduzir o Globoplay. A executiva, até então VP de Marketplace do Mercado Livre, se juntará ao time de Produtos Digitais da Globo, comandado por Manuel Belmar, colocando a serviço da evolução da maior plataforma de streaming brasileira a sua forte visão e expertise D2C e em parcerias.
Publicitária, formada pela PUC-RJ, com MBA em Negócios pelo Insper, passagem por diferentes segmentos e há cerca de 20 anos à frente de ambientes digitais, Julia terá papel importante na consolidação do Globoplay como destino de consumo premium do público brasileiro, a partir de uma experiência cada vez mais fluida e moderna. Experiente em transformação de negócios, e em forte entrega de resultados e performance, Julia participou, nos últimos sete anos, da transformação e ampliação da atuação do Mercado Livre no Brasil. Com formação pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, a executiva é também conselheira da TV1.
Ao lado de Julia, na estrutura de Belmar, estarão Tatiana Costa, como diretora de Canais de Entretenimento e Notícias & Conteúdo, área que passa a integrar a gestão dos conteúdos à dos canais pagos não-esportivos; Eduardo Gabbay, à frente dos Canais de Esportes; Rodolfo Bastos, como diretor de Produtos de Publishing; e Andrea Tuttman, responsável pela área de Inteligência e Portifólio.
A nova estrutura, que se fortalece para atuar de maneira mais estratégica, integrada, ágil e sinérgica, demandou ajustes de equipe, detalhados no comunicado interno divulgado internamente hoje por Manuel Belmar. Abaixo a íntegra:
Mudanças em Produtos Digitais e Canais Pagos
Ao longo dos últimos seis meses, tive a oportunidade de ouvir e entender muitos dos contextos que nos trouxeram até aqui em PDCP e, em boa medida, as razões do sucesso alcançado no passado recente. O cenário competitivo, entretanto, cada vez mais desafiador, nos exige mais agilidade no processo de decisão, um olhar atento a novas oportunidades e certamente uma visão mais integrada das nossas operações. Nossas marcas e produtos são ativos estratégicos para o futuro da nossa Globo e a habilidade que tivermos para harmonizar e potencializar a força desse conjunto será um elemento absolutamente definidor para conseguirmos vencer nossos desafios.
Com tudo isto em mente e a partir dos valiosos insights recebidos, exercitamos como nossa estrutura poderia atuar de forma ainda mais sinérgica e integrada, garantindo uma visão estratégica compartilhada por todos.
As mudanças que apresentamos agora visam refletir este pensamento, redefinindo escopos e atividades das diversas áreas, reduzindo o nível de reports e fazendo com que as decisões dos times se deem de forma mais ágil. Além disso, prevaleceu um olhar cuidadoso sobre o nosso modelo integrado de operação, buscando eliminar duplicidades e espelhamentos de funções com outras áreas de maior expertise, tudo em prol de uma visão integrada Globo.
O Globoplay passa a conter dentro de sua estrutura as disciplinas de Soluções para o Consumidor e de Marketing, que passa a prestar serviços a todos os produtos. Com isto, o Globoplay ganha ainda mais robustez, como o principal marketplace de exibição digital dos nossos conteúdos, e o Marketing integrado nos proporcionará uma visão estratégica mais apurada de todos os componentes do nosso rico portfólio de marcas.
As áreas de Gestão de Conteúdo e Canais de Entretenimento serão fundidas e passam a ser responsáveis pela curadoria de conteúdo de todos os produtos do portfólio. Sua atuação transversal possibilitará uma melhor conexão com produtores de conteúdo, internos ou externos, e um fluxo de trabalho substancialmente simplificado. Assim, a área de Estratégia de Conteúdo do Globoplay e a estrutura da Globo Filmes serão integradas à vertical de Canais de Entretenimento e Notícias e Conteúdo – anteriormente chamada de Canais de Entretenimento, Infantil, Variedades e News.
A antiga área de Gestão de Portfólio e Governança será extinta e seus escopos serão reorganizados na estrutura. Como reflexo da integração do Marketing, toda a operação de redes sociais será centralizada nesta área, a área de Portfólio será incorporada à de Inteligência, e a gestão de ativos de áudio será redirecionada para a estrutura de Publishing.
Por sua natureza mais corporativa, transcendendo a visão unidirecional de produto, a área de Negócios Internacionais de venda de conteúdos Globo migra para a diretoria de Aquisição e Governança de Direitos. Ainda neste sentido, a área de Parcerias Estratégicas de Distribuição terá um papel fundamental na distribuição internacional de nossos ativos, atividade que era desempenhada em Negócios Internacionais até aqui.
Com estas mudanças, a área, que anteriormente tinha nove reports, passa a operar com cinco diretorias que refletem as características do nosso negócio, e a se chamar Produtos Digitais.
Com base nas novas estruturas, teremos adaptações também em nosso time, de forma a melhor refletir nossos desafios. Após mais de 15 anos de contribuição em diferentes frentes do nosso negócio, como Som Livre e Globoplay, tendo sido uma de suas fundadoras, Teresa Penna deixa a empresa e um legado de realizações essenciais para a formatação da oferta de nossos produtos digitais direto ao consumidor.
Para comandar o Globoplay, receberemos Julia Rueff. Executiva com passagens pela B2W, Whirlpool e Cnova, nos últimos anos Julia atuava como VP de Marketplace do Mercado Livre e, com forte visão e expertise D2C e parcerias, chega para somar talento ao nosso time. À frente do Marketing unificado, Tiago Lessa passa a se reportar à Julia.
Tatiana Costa assume a integrada área de Canais de Entretenimento e Notícias e Conteúdo. Raphael Correa deixa a companhia após mais de 20 anos de grande contribuição, a maior parte deles voltados a consolidar e expandir a presença internacional de nossos canais e conteúdos.
Rodolfo Bastos assume a área de Publishing e contará com o apoio de Marcia Menezes, numa transição até o final deste ano, quando ela deixa a empresa. Há 25 anos conosco, Marcia iniciou sua carreira como editora e, como uma de suas fundadoras, dirigiu o G1 por 12 anos antes de liderar nossa vertical de Publishing, ajudando a consolidar nossos produtos neste mercado.
Para assumir a liderança da nova área de Inteligência e Portfólio, convidei Andrea Tuttman, uma vez que Eliseu Barreira migra para um novo desafio em Negócios Integrados em Publicidade, depois de uma contribuição de mais de dez anos para o desenvolvimento dos produtos digitais da Globo. Eduardo Gabbay segue liderando a vertical de Canais de Esportes.
Com estas mudanças, confira abaixo a nova estrutura da área: